Logo

Dicas MEI (Microempreendedor Individual) - Bertioga

 

O MEI é uma modalidade empresarial para empreendedores com faturamento anual de até R$ 81.000,00, com cadastro no CNPJ (registro nacional da pessoa jurídica).

Além dos cadastros federal e estadual o MEI deverá se cadastrar no municipio. Em Bertioga o MEI é isento da taxa de alvará.

A carga tributária nesta modalidade é reduzida e registros contábeis são dispensados, além de possui número reduzido de obrigações acessórias.

O empresário ainda poderá contratar até um funcionário recebendo um salário mínimo ou o piso da categoria.

Por estar dispensado de escrituração contábil é comum que o microempreendedor individual dispense auxílio profissional, porém alguns pontos merecem cuidado e em alguns casos é recomendado o acomplanhamento profissional:

 

DEPARTAMENTO PESSOAL

A contratação de empregado é acompanhada de uma série de obrigações, além disso a legislação tem sofrido algumas alterações, como tem ocorrido recentemente com o eSocial.

Caso o MEI contrate um empregado é recomendável consultar um profissional da área para receber auxílio nessas obrigações.

 

GESTÃO FINANCEIRA

A legislação não exige do MEI seus registros contábeis, porém é fundamental ao administrador controlar bem as finanças de seus negócio. A gestão financeira auxilia na tomada de decisão e facilita a migração de modalidade empresarial caso a atividade ultrapasse o limite de faturamento.

O MEI poderá buscar auxílio nessa área em instituições como o SEBRAE, ou contar com acompanhamento profissional. Também pode ser interessante contar com um sistema de gestão financeira.

 

EMISSÃO DE DOCUMENTOS FISCAIS

Na maioria dos casos o MEI está desobrigado à emissão de documento fiscal, porém em alguns casos a efetivação de um negócio só será possível com a emissão do documento por exigência do cliente. Com alguma prática a emissão de documentos fiscais torna-se rotina, no entanto o auxílio de um profissional da área contábil para emissão dos primeiros documentos economiza tempo e previne erros.

Para vendas o MEI tem a opção de adotar a NFE (nota fiscal eletrônica), o sistema exige certificado digital.

Em Bertioga a opção de nota eletrônica também pode ser adotada por prestadores de serviço, a NFSe (nota fiscal de serviço eletrônica) está disponível para o MEI e não é necessário adquirir um certificado digital para utilizar o sistema.

 

Somar Contabilidade

atualizado em: 21/09/2018

autor: Bruno Lima


Voltar


Compartilhar

Todos os direitos reservados ao(s) autor(es) do artigo.